Estratégias de Branding – Power of Packaging

Packaging

Hoje em dia, as embalagens desempenham um papel fundamental no marketing no desenvolvimento de apelos em prateleiras, fornecendo informações sobre produtos e estabelecendo a imagem e a consciência da marca. Mas qual é o meio de embalagem? É um elemento extrínseco do produto ou um atributo que está relacionado ao produto, mas não faz parte do próprio produto físico. Basicamente Embalagem é o recipiente para um produto que engloba a aparência física do recipiente e inclui o design, cor, forma, rotulagem e materiais utilizados.

A embalagem e rotulagem da embalagem têm vários objetivos, como Proteção Física, é a proteção dos objetos contidos na embalagem contra choque, vibração, compressão, temperatura etc. Proteção contra Barreiras é uma barreira contra oxigênio, vapor de água, poeira, etc. Contenção ou Aglomeração – Objetos pequenos são normalmente agrupados em um único pacote para eficiência de transporte e manuseio. Alternativamente, os produtos a granel (como sal) podem ser divididos em pacotes que são um tamanho mais adequado para famílias individuais Embalagens.

Transmissão de informações – Informações sobre como usar, transportar, reciclar ou descartar o pacote ou produto estão frequentemente contidas na embalagem ou no rótulo. Reduzindo o roubo – Embalagens que não podem ser fechadas ou ficam fisicamente danificadas são úteis na prevenção de roubo. Os pacotes também oferecem oportunidades para incluir dispositivos anti-roubo. Conveniência – recursos que agregam praticidade na distribuição, manuseio, exibição, venda, abertura, fechamento, uso e reutilização.

Marketing – As embalagens e os rótulos podem ser usados ​​pelos profissionais de marketing para incentivar potenciais compradores a comprar o produto. Não subestime a importância da embalagem. Os profissionais de marketing geralmente medem as percepções da marca do consumidor e ignoram o pacote. No entanto, os profissionais de marketing sabem, da maneira como os consumidores reagem a produtos sem marca, que a embalagem desempenha um papel enorme no reforço das percepções do consumidor. A embalagem ajuda a direcionar a maneira como os consumidores experimentam um produto.

Para produtos com baixo suporte de publicidade, a embalagem assume um papel ainda mais significativo como o principal veículo de comunicação do posicionamento da marca. De acordo com um pesquisador de consumidor, a embalagem deve fornecer aos consumidores as pistas e pistas corretas; tanto no ponto de compra e durante o uso. O primeiro momento da verdade é obter a atenção do cliente e comunicar os benefícios da oferta. O segundo momento da verdade é fornecer as ferramentas que o cliente precisa para experimentar os benefícios ao usar o produto.

No ponto de compra, a embalagem serve várias funções importantes, como cortar a bagunça significa realmente fazer o consumidor notar ou ver o produto, comunicando informações de marketing, estimulando ou criando impressões de marca, fornecendo várias dicas da marca: Valor, Qualidade e Segurança .

Embora um anúncio não favorável possa ser rapidamente esquecido, a má embalagem, se permanecer com a marca durante todo o seu ciclo de uso, fornece um lembrete contínuo da falha percebida da marca. Da mesma forma, embalagens favoráveis ​​podem ser um meio de reforçar continuamente o apelo da marca. Às vezes, os consumidores acreditam que o gosto é tão bom porque parece tão bom.

Normalmente existem sete motivos e ocasiões para um novo design de pacote: desenvolvimento de novos produtos, revitalização de um pacote obsoleto / cansado, reposicionamento de um produto, alteração do mercado-alvo de um produto, quando são necessárias reduções de custo em embalagens, quando exigências legais ou regulamentares o exigem e quando a nova tecnologia de embalagem estiver disponível.

Em suma, a Embalagem desempenha um papel particularmente importante em categorias que têm um baixo envolvimento, e. categorias de compras por impulso, como chocolates. Nessas categorias, os consumidores tendem a ser movidos por fatores internos e extrínsecos, já que não têm o desejo nem a necessidade de investigar e avaliar de forma abrangente todas as ofertas disponíveis para eles. Mesmo em situações de maior envolvimento, a maioria dos consumidores não tem tempo, habilidade ou informações para avaliar todos os prós e contras antes da compra. Em vez disso, eles dependem de várias pistas, por ex. marca, embalagem, etc para ajudá-los a tomar sua decisão. Como a única parte da comunicação de marketing que o consumidor leva para casa, a embalagem desempenha um papel fundamental na comunicação e no reforço dos valores da marca ao longo do tempo. Embalagem tem o poder de fazer, mas também quebrar relações de marca.

A embalagem tem um alcance melhor do que a publicidade e pode diferenciar a marca de seus concorrentes. Promove e reforça a decisão de compra não apenas no momento da compra, mas também toda vez que o produto é utilizado. Aspectos como cor da embalagem, tipografia, ilustrações e gráficos podem influenciar a percepção do produto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *